Artigos

O Poder do Perdão: Transformando Dor em Paz

O perdão é de grande importância para a nossa saúde mental e emocional. Guardar ressentimento e raiva pode gerar estresse, ansiedade, depressão e até mesmo problemas físicos. O perdão, por outro lado, promove a paz interior, o bem-estar e a felicidade.

LEIA MAIS »

Ser Feliz Novamente…

A vida é um presente precioso e fugaz. Cabe a cada um de nós transformá-la em uma obra de arte, pincelando cada dia com as cores da alegria, da intensidade e do amor.

LEIA MAIS »

A Arte de Agir: Superando a Procrastinação e Abraçando a Mudança

A procrastinação, esse hábito de adiar decisões e ações, é um obstáculo comum, mas superável. Ela se manifesta quando, apesar de sabermos o que deve ser feito, hesitamos, adiamos, e nos perdemos em um mar de “eu deveria” ou “eu poderia”. Essa hesitação não é uma falha de caráter, mas um reflexo de medos e incertezas que todos nós enfrentamos.

LEIA MAIS »

Sofrimento Psicológico: Uma Análise Metafórica e Clínica

Em uma tapeçaria feita com os fios da existência humana, o sofrimento psicológico emerge como um padrão inesperado, cuja presença, embora indesejada, carrega consigo um propósito intrínseco. Tal como a febre que irrompe no corpo como um farol alertando para uma disfunção interna, o sofrimento psicológico atua como um sinal de que algo em nosso ser necessita de atenção e cuidado.

LEIA MAIS »

Medos, Fobias e Pânico: Uma Perspectiva Psicológica

No vasto oceano da psique humana, medos, fobias e pânico emergem como ondas turbulentas, desafiando a estabilidade emocional e psicológica dos indivíduos. Estes fenômenos, enquadrados no espectro dos transtornos de ansiedade, refletem a complexidade do funcionamento mental e emocional.

LEIA MAIS »

Dores e doenças psicossomáticas: a intricada dança da mente e do corpo

Há sete anos, abordei um tema de profunda relevância e complexidade: as dores e doenças psicossomáticas, e a intrincada influência da mente sobre o corpo. Este assunto, frequentemente envolto em debates, revela como certas dores crônicas — sejam elas cefaleias, desconfortos estomacais, intestinais, vertebrais, entre outras —, assim como diversas patologias, podem ter suas raízes em desequilíbrios psicológicos.

LEIA MAIS »

Início, Meio e Fim

Encarando a Finitude e a Vida

Confrontar a morte, aceitar a transitoriedade da vida, é um desafio constante. Mas é nessa aceitação que encontramos a verdadeira liberdade para viver plenamente, para valorizar cada momento e cada encontro. A vida, em sua finitude, é um convite para criar, amar, aprender e, acima de tudo, ser verdadeiramente presente. 

LEIA MAIS »

GRATIDÃO E MEDITAÇÃO, VIVA MAIS LEVE

Gratidão e Plenitude Existencial
A verdadeira gratidão nos proporciona um sentimento de plenitude e prazer simplesmente por estarmos vivos, permitindo-nos apreciar os sons, aromas e sabores do mundo, bem como os momentos agradáveis e desagradáveis que a vida nos oferece.

LEIA MAIS »

O Poder de Dizer “NÃO” no Mundo Atual

Desde a infância, somos ensinados a sempre dizer “SIM” e ser agradáveis. Embora isso faça parte das boas maneiras da sociedade, qual é o benefício se isso arruína nossa paz interior?

A filosofia existencial sugere que cada escolha, especialmente aquelas feitas apenas para se encaixar ou agradar aos outros, traz angústia e sofrimento. A razão é simples: com cada decisão, renunciamos a todas as outras possibilidades, algumas das quais poderiam ter sido mais gratificantes.

LEIA MAIS »

NOVOS CAMINHOS PARA UMA VIDA MELHOR

Novos caminhos, talvez seja expressar os bons sentimentos, principalmente, quando eles podem significar muito para as pessoas que nos cercam.
Ter uma vida melhor não significa abdicar de algumas coisas e correr atrás de outras, se isso fosse verdade, necessariamente, todos os novos anos de nossas vidas seriam melhores que os anos anteriores. Certamente, as promessas feitas em todas as viradas de ano, realmente são feitas com a melhor das intenções, mas, nem sempre isso dá certo.

LEIA MAIS »

ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL, UM MÉTODO FILOSÓFICO

Ao nos submeter as sessões de Terapia Fenomenológica Existencial, temos a oportunidade de refletir sobre muitos assuntos que mesmo fazendo parte de nosso ser, não são conhecidos por nós mesmos.
Nesse processo, buscamos e achamos caminhos para melhorar a forma de ver o mundo, a nós mesmos e aos outros.
Tal como, quando usamos óculos para leitura, podemos ver nossos diversos papéis com mais clareza.
O objetivo é entrar em contato com nossas angústias e sofrimentos e traze-las a luz da consciência para serem trabalhadas, ressignificadas ou aceitas conscientemente.

LEIA MAIS »

A CORAGEM É O MOTOR QUE IMPULSIONA NOSSA VIDA PARA FRENTE E PARA O ALTO

A coragem é uma capacidade que podemos ter ou não. Porém, que precisamos desenvolver, pois é necessário ter coragem para ter uma vida plena de realizações, sucesso, abundância e felicidade, além de evitar a autossabotagem e o medo exagerado.
“Não nascemos necessariamente com coragem, mas nascemos com potencial. Sem coragem, não podemos praticar com consistência qualquer outra virtude. Não podemos ser bons, verdadeiros, misericordiosos, generosos ou honestos” Maya Angelou – Escritora americana autora do livro: A vida não me assusta.

LEIA MAIS »

ANSIEDADE, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Segundo alguns teóricos, não são os fatos que causam ansiedade, ela está intimamente vinculada à forma como sentimos e interpretamos os fatos e as situações as quais vivenciamos.

Por exemplo: Na escola, duas crianças esperam suas mães que se atrasam. Cada uma delas sente e interpreta a situação de  modo diferente – A primeira pensa:  “Minha mãe não gosta de mim, acho que não virá me buscar”, então se desespera… Entretanto a outra  interpreta o fato de outra maneira  : “Oba! Minha mãe vai demorar, posso continuar brincado…”

LEIA MAIS »

OS 11 PRINCIPAIS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Ansiedade, ou você a domina ou ela domina você é uma verdade irrefutável. Ela motiva e desmotiva o comportamento humano.

Embora as pessoas não gostem quando falo isso, vou continuar falando: – A NOSSA MENTE NÃO É AMIGA DE NOSSA SAÚDE MENTAL! Ela foi treinada durante toda a nossa vida para nos defender e nos proteger de acontecimentos ruins, mesmo que pra isso tenhamos que fazer como o avestruz – enfiar a cabeça num buraco e fingir que não existe nada.

Portanto, ela está sempre nos mostrando o PIOR que pode acontecer. Em consequência, nos leva a a um estado de defesa constante, o que produz preocupações, estresse e ansiedade!

LEIA MAIS »

COMO NOS TORNAMOS CULPADOS, MEDROSOS E INSEGUROS

O excesso de controle começa em casa com os pais projetando-se perfeitos sobre os filhos e exigindo que eles sejam o que eles não foram e não são.
Em seguida vem as escolas, os grupos sociais, os patrões, as esposas, os maridos. Enfim, vivemos a vida inteira sonhando com o que podemos fazer para agradar aos diversos grupos que nos comandam e nos tornamos seres moldados pelas circunstâncias e pelos desejos dos outros.

LEIA MAIS »

O QUE PODEMOS FAZER ANTES DO ADEUS DEFINITIVO

O que podemos fazer antes do adeus definitivo?
Este artigo retrata uma realidade que dificilmente queremos encarar. No final transcrevo uma carta linda e de teor emocionante.
Acredito que todas as pessoas deveriam lê-la, senão por outros motivos, apenas para lembrar que as pessoas queridas não morrem!
Elas permanecem vivas para sempre em nossa memória!
Muito amor, carinho e a construção de um bom relacionamento serão importantes para que as lembranças sejam positivas, agradáveis e isentas de culpas.
Mas fique em paz, ainda da tempo de mudar tudo…

LEIA MAIS »

PEQUENAS MENSAGENS DE AMOR

Sempre que falamos em mensagens de amor, normalmente as pessoas pensam que estamos falando de mensagens de amor tradicionais: mensagens telefônicas, no Facebook, grandes faixas na rua dizendo “eu te amo”, etc. Claro que são mensagens de amor e que quase todas elas são lindas…
Mas existem outras mensagens de amor mais sutis. São mensagens de amor de todo tipo, declaradas ou disfarçadas. Algumas vezes elas têm mais eficácia do que todas as palavras ditas em uma faixa de rua ou numa declaração verbal de amor.

LEIA MAIS »

COMO SER FELIZ LONGE DO FRACASSO

Nos dias atuais, com o grande estimulo à competitividade, a falta de sucesso se tornou a marca do perdedor! Um estigma! Aos vencedores tudo! Aos fracassados nem as batatas dos perdedores.

A rejeição social ao fracasso cria em cada um de nós algumas crenças centrais negativas. Então, essas crenças, por sua vez, levam os indivíduos a não suportarem resultados ruins.

Assim, qualquer resultado ruim é tomado como um fracasso irreversível. Em consequência, essas pessoas são levadas ao medo, ao imobilismo e até ao isolamento social.

LEIA MAIS »

FIM DO RELACIONAMENTO… E AGORA?

Ninguém está preparado para ser abandonado por quem ama. Quando isso acontece o chão desaparece e a vida parece não fazer mais sentido. Todos os planos a dois de repente viram fumaça, a pessoa amada desaparece e nenhuma solução viável se apresenta. Desesperador!
Superar o fim do relacionamento amoroso é um dos momentos mais desagradáveis para qualquer um, homem ou mulher. Neste artigo vamos ver algumas dessas dores e discutir como supera-las de forma menos dolorosa, com sabedoria e sem desespero.

LEIA MAIS »

13 SINAIS QUE INDICAM O FRACASSO, COMO EVITA-LO E TRÊS DICAS PARA O SUCESSO!

Em primeiro lugar, vou mostrar como a vida nos avisa através de placas indicativas, os 13 sinais que indicam o fracasso e as dicas para o sucesso.

Já disse várias vezes, mas nunca vou cansar de repetir – A vida é como uma viagem por uma estrada longa – cheia de surpresas, desvios, saídas e principalmente placas indicativas. A observação dessas placas indicativas são cruciais para avaliarmos com antecedência o que nos espera à frente.

LEIA MAIS »

ESTRESSE OU STRESS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

De acordo com algumas correntes da psicologia e da fisiologia, há dois tipos de Estresse, o estresse positivo, que é aquele que é necessário para que o individuo continue a produzir. Geralmente é moderado e está quase sempre sob controle. A contrapartida é o estresse negativo, causado por tensões muito alongadas ou traumas repentinos, ambos causam uma ruptura do “conforto psicológico” ao qual o individuo está habituado.

LEIA MAIS »

APESAR DA CARROÇA…

A metáfora da carroça, descrita no artigo anterior – Cada um tem sua carroça – nos mostra a carroça a qual estamos amarrados e como é quase impossível nos livrar dela. Além disso, quando trocamos de carroça, em qualquer ponto da viagem, levamos quase tudo que a compõe, assim como a bagagem existente nela e que fomos acumulando durante os anos de nossa vida.
Porém, ela também nos mostra como os homens, mesmo amarrados em suas carroças e sujeitos a dificuldades quase intransponíveis, necessidades frustradas e impossibilidades extremas, consegue vencer tudo isso e ainda realizar obras e mudanças importantes… Em sua vida e na dos outros.

LEIA MAIS »

QUE IMAGEM VOCÊ TEM OU FAZ DE VOCÊ MESMO?

Já falei e escrevi várias vezes, que na verdade somos três ou mais pessoas: a que imaginamos ser, a que passamos para as outras pessoas (pode ser uma ou muitas) e a que somos verdadeiramente.
A autoimagem, portanto, não é necessariamente a nossa verdadeira imagem, é apenas a imagem que fazemos de nós mesmos no presente e que, em 100% dos casos não é a verdadeira imagem do que realmente somos.

LEIA MAIS »

AS SÍNDROMES DOS EXECUTIVOS

Devido as pressões advindas de diversas fontes, os executivos ficam sujeitos aos mais variados transtornos mentais.
Metas, relatórios, prazos, mudanças legais e, principalmente a falta de reconhecimento por parte dos superiores, minam as energias deles.Veja como são e aprenda a evitá-la.

LEIA MAIS »

VOCÊ NÃO PRECISA SER PERFEITO

Em épocas passadas, quando em entrevista de trabalho, pedia-se que o entrevistado relatasse qual seria o seu principal defeito. Umas das respostas mais comuns era:

– Perfeccionismo! gosto de tudo muito bem feito!

Com o passar do tempo, descobriu-se que ser perfeccionista é uma grande desvantagem. Portanto, como esses entrevistados mesmos diziam – um grande defeito.

LEIA MAIS »

COMO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL – TCC – PODE AJUDAR VOCÊ

Essa técnica parte do principio de que o significado da realidade é subjetivo para cada individuo de acordo com as suas idiossincrasias (particularidades do modo de ser de cada um). Portanto, pode estar fora da realidade objetiva.
Assim, sintetizando as afirmações de vários autores ao longo do tempo, podemos dizer: – “Os fatos e situações não são necessariamente importantes, o que importa é como você os vê”. Ou dizendo de outra forma: “O que você pensou, não foi necessariamente a resposta objetiva ao que aconteceu, mas sim, ao que você percebeu”.

LEIA MAIS »

SOBREVIVER E CRESCER

Programação da espécie A nossa espécie é programada para SOBREVIVER E PERPETUAR A NOSSA ESPÉCIE! Porém, a individualização nos permite criar outros desejos e outras necessidades. Quando se trata da nossa programação para VIVER, duas são as nossas prioridades… E são elas que nos motivam e nos fazem enfrentar as batalhas do dia a dia: BUSCAMOS O PRAZER E FUGIMOS

LEIA MAIS »

BRIGAS DE CASAL

Todo casal briga e briga muito. Embora as brigas de casal seja uma forma de resolver divergências, muitas vezes elas extrapolam… E extrapolam violentamente. Neste post vamos ver como controlar essas brigas para que não sejam tão intempestivas e não causem magoas.
As mágoas, podem minar o amor e acabar com o relacionamento. Assim, veremos como controlar os ânimos, evitando agressões de ambas as partes que não seriam esquecidas no dia seguinte.

LEIA MAIS »

Inscreva-se abaixo para receber nossas publicações

Compartilhe Em suas redes sociais

Copyright 2021 c Todos os direitos reservados para Denival H Couto